domingo, 18 de outubro de 2015


Lançada em 2009, a sonda Kepler tem como missão a descoberta de planetas semelhantes à Terra fora do sistema solar. 
A missão tem sido muito bem-sucedida, mas agora os cientistas depararam-se com dados que não se assemelham a nada conhecido até ao momento.
A sonda detecta planetas pela diminuição do brilho provocada pela sua passagem em frente a uma estrela. A diminuição de luz esperada habitualmente é de 1% ou 2%, mas no caso da KIC 8462852, uma estrela localizada a 1500 anos-luz da Terra, a diminuição atinge os 20%.
Para além deste comportamento diferente, a passagem em frente à estrela acontece de forma irregular, o que poderá indicar estarmos na presença de uma "superstrutura alienígena" e não de um planeta, revela o "The Guardian".

A descoberta foi feita por Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, que põe a hipótese do fenómeno ter sido provocado pela divisão de um cometa, fenómeno que libertaria poeira e que teria sido detectada pelo excesso de luz infravermelha. 
Até agora, o cientista ainda só pôs em hipótese causas naturais para o caso, mas admite que podem existir "outros cenários", disse à revista "Atlantic".

A hipótese da descoberta de uma estrutura extraterrestre está a provocar uma convulsão na comunidade científica - e na Internet - mas o caso ainda está sob investigação.
"Extraterrestres terão de ser a última hipótese a considerar, mas isto parece-se com algo que se esperaria que fosse construído por uma civilização alienígena", afirmou Jason Wright, um astrónomo da Penn State University, nos EUA.

Fonte: JN
Next
This is the most recent post.
Previous
Mensagem antiga

1 comentários:

  1. Hey, aqui estão as respostas :p

    13. Pessoas que escrevem/falam mal, que não respeitam os outros, que desprezam coisas que para mim são fundamentais como a escrita e os livros, etc
    33. Perder a minha mãe
    37. Adoro tatuagens! :p

    ResponderEliminar