segunda-feira, 17 de março de 2014

Cientistas da Universidade de Cardiff no Reino Unido testam um novo medicamento para prevenir as metástases do cancro da mama.
A investigação baseia-se num gene chamado BCL 3 que desempenha um papel importante na multiplicação dos tumores.
“No caso de um paciente que chega à clínica com um cancro com metástases, o que aconteceu foi que o tumor inicial começou a migrar para outras partes do corpo. Identificámos o gene BCL3 que é muito importante neste processo e estamos a tentar inibi-lo usando um agente químico”, disse Richard Clarkson, investigador da escola de Bio-ciências da Universidade de Cardiff.
A investigação baseia-se numa tecnologia 3D que permite modelizar as proteínas associadas aos genes de forma detalhada.
Os cientistas observaram a interacção entre duas proteínas e conceberam um medicamento que interfere com essa interacção, para prevenir a dispersão das células cancerígenas.  
Os primeiros resultados dos testes com cobaias deram resultados positivos. 
“A ideia para esta possível nova estratégica terapêutica é pegar no paciente logo à chegada e administrar-lhe o medicamento de modo a interromper as metástases, o processo de migração no corpo”, acrescentou o cientista.
Os investigadores consideram que se trata de uma descoberta importante porque existem poucos medicamentos que previnem a multiplicação dos tumores no caso do cancro da mama.
A investigação da Universidade de Cardiff ainda se encontra numa fase inicial, os primeiros testes em humanos só deverão realizar-se dentro de dois anos.
Video:

Fonte: euronews

0 comentários:

Enviar um comentário