terça-feira, 18 de março de 2014

Foi entre 2005 e 2007 que, graças à sonda Cassini, a NASA descobriu as primeiras evidências da existência de oceanos em Titã, lua de Saturno. 
Mais recentemente, entre 2012 e 2013, a mesma sonda tem andado a espiar Titã à procura de novos detalhes a partir de pequenos reflexos provenientes do Purga Mare, um dos mares de hidrocarboneto existentes nessa lua.
Esses reflexos vêm de pequenas ondulações pouco maiores que dois centímetros de altura. Esta é mesmo uma descoberta maior do que se pensava, já que se julgava que os oceanos de Titã não tinham qualquer tipo de actividade, refere o site Nature.
A novidade foi dada pelo astrónomo Jason Barnes, da Univerdade de Idaho, em Moscovo, no âmbito de uma apresentação na Lunar and Planetary Science Conference
Durante a conferência, falou-se também na possibilidade de existirem mais ondas noutros mares de Titã.
Os astrónomos esperam agora encontrar mais casos semelhantes e segredos na lua de Saturno, contudo, esta será uma pesquisa difícil, tendo em conta as actividades naturais da lua que dificultam a análise da sua superfície e a topografia dos oceanos.
Fonte: Sapo

0 comentários:

Enviar um comentário