domingo, 9 de março de 2014


A projectista de aviões Titan Aerospace divulgou recentemente seus aviões não tripulados Solara 50 e 60, primeiros satélites atmosféricos do mundo movidos a energia solar com um alcance de missão de mais de 4 milhões de quilómetros.

Um satélite atmosférico é um robô que pode conduzir a maior parte das operações de um satélite orbital, mas é muito mais barato e versátil.
Entre as aplicações de uma aeronave, Solara ira fazer monitoramento do tempo, retransmissão de comunicação, pesquisa oceanográfica e imagens da Terra.
Segundo a Titan, os Solara 50 e 60 podem ser usados durante a noite usando o poder dos bancos internos da bateria.

Quando o sol nasce, os painéis solares que cobrem as asas e a cauda das aeronaves armazenam energia suficiente para que possam subir aos 20 km acima do nível do mar e permanecer no ar por 5 anos continuamente, sem ter que pousar e reabastecer.
As aeronaves irão operar junto do ponto atmosférico ideal conhecido como tropopausa, onde os ventos são de menos de 10 km/h.
Apesar de suas dimensões enormes, o Solara 50 só pesa cerca de 160 kg e pode transportar uma carga de 32 kg. Quanto à velocidade, o Solara 50 pode viajar a 104 quilómetros por hora.

Video:

0 comentários:

Enviar um comentário