domingo, 26 de janeiro de 2014


Stephen Hawking chocou a comunidade científica dizendo que os buracos negros não existem, pelo menos não da forma como nós os entendemos actualmente. O renomeado físico explica que a ideia do chamado horizonte de eventos, é o limite pelo qual a luz ou qualquer outro objecto, que quando passa não pode retornar, está errada.
Em outras palavras, a noção de que os buracos negros têm um horizonte de eventos, o que impede qualquer coisa de escapar, está errada.

É mais um confronto entre a relatividade e a física quântica,de facto, esse confronto significa que uma das duas teorias está errada ou incompleta, ou parte delas. 
Os físicos tem lutando durante décadas para encontrar uma teoria que una as duas e não produza diversos paradoxos.
Agora, Hawking propõe que a mecânica quântica e a relatividade geral permaneçam intactas, mas que os buracos negros simplesmente não têm um “horizonte de eventos”. 

A chave para a sua alegação é que efeitos quânticos ao redor do buraco negro fazem com que o espaço-tempo flutue muito descontroladamente para que uma fronteira nítida exista, segundo o físico, essa noção elimina os paradoxos matemáticos que envolvem os buracos negros.
Espere um minuto… isso significa que você pode realmente escapar de um buraco negro?

Potencialmente, embora você provavelmente precisará estar viajando  velocidade da luz,“A ausência de horizontes de eventos significa que não existem buracos negros – no sentido de regimes de que a luz não pode escapar “, escreve Hawking em seu novo artigo.
Em vez disso, os buracos negros têm “horizontes aparentes”, armadilhas que a luz pode entrar e sair, mas que também podem variar de forma, devido a flutuações quânticas, deixando possibilidade para que a luz possa sair.

0 comentários:

Enviar um comentário